sexta-feira, 20 de maio de 2011

Reparar problemas de inicialização do W7(BootLoader)

Você já deve saber que um computador pode parar de funcionar normalmente em um piscar de olhos, não é mesmo? Se não, fique atento e tenha ferramentas em mãos, pois, em caso de falha, basta alguns passos e pronto, o sistema irá voltar a funcionar.

Se você utilizar a caixa de pesquisa aqui do TEO, provavelmente vai encontrar milhares de soluções e tutoriais para pequenos problemas no sistema, entretanto, nada melhor do que utilizar o próprio CD/DVD de restauração do Windows (Veja como criar um recovery aqui).

Você pode utilizar o DVD de instalação do Windows 7, ou o DVD de Recuperação que você criou anteriormente, se tem qualquer um desses DVDs em mãos, veja como realizar o procedimento de recuperação do boot do sistema.

Reparando o boot do Windows 7

Quando você inicializa o DVD de recuperação ou instalação do Windows 7, terá uma tela parecida com a da imagem abaixo, onde você deve clicar em "Reparar o computador":

Boot Windows 7 - Reparar o Computador


Depois que clicar nesta opção, o sistema irá tentar encontrar as instalações do Windows presentes no seu computador, quando encontrar, clique em "Avançar" para que o sistema tente recuperar a instalação selecionada:

Boot Windows 7 - Reparar o Computador


Na maioria dos casos, o sistema não consegue recuperar automaticamente o sistema, sendo necessário realizar a recuperação manualmente:

Boot Windows 7 - Reparar o Computador


Boot Windows 7 - Reparar o Computador


Neste caso, clique para exibir as opções avançadas de recuperação do sistema:

Boot Windows 7 - Reparar o Computador


Dentro das opções avançadas de recuperação, você encontra o "Prompt de Comando", então clique nesta opção para tentarmos recuperar o sistema de boot do seu Windows 7.

Existem dois comandos que podem ser úteis nestes casos, um deles repara a MBR do disco rígido e o outro repara o próprio boot do Windows, então tente com as duas opções, exemplo:

bootrec /fixmbr

Boot Windows 7 - Reparar o Computador


bootrec /fixboot

Boot Windows 7 - Reparar o Computador


Em caso de dúvida, digite:

bootrec /?

E o sistema irá listar as opções possíveis:

Boot Windows 7 - Reparar o Computador


Depois disso, tente reiniciar o seu computador, e verifique se voltou a funcionar, caso ainda tenha problemas, tente o tutorial de recuperação geral do Windows 7.
Fonte: www.todoespacoonline.com

Reparando instalação do Windows 7.

Imagine-se na seguinte situação: Você acaba de ligar o seu computador com o Windows 7, quando o sistema vai iniciar aparece aquela bela tela azul, ou então o sistema fica tentando iniciar e não sai do ligar, ou até mesmo chega a aparecer a tela para colocar o usuário e quando você digite a senha ele desliga, ou ainda qualquer outro problema que faça com que o Windows 7 fique travando ou dando erro, enfim, qualquer problema que te de vontade de formatar o computador, será que formatar seria a melhor solução?

Caso seu computador não tenha nenhum problema físico (de hardware), você pode tentar fazer algumas rotinas antes de formatar o seu computador.
Logo abaixo eu vou passar alguns comandos e truques para que você tente recuperar o sistema antes de formatá-lo;


CD ou DVD de Recuperação


A primeira coisa que o usuário deve fazer (antes que o sistema venha a ter problemas), é criar um CD ou DVD de recuperação do Windows 7, isso pode ser feito com facilidadesaiba mais...


Fazer Backup de todos os Dados


Você deve se preocupar com seus dados pessoais, não é mesmo? Eu também me preocupo com eles, por isso, é altamente recomendado fazer backup do sistema regularmente, o Windows 7 tem um aplicativo para backup muito bom e automático, você só precisa configurá-lo, saiba mais...


O sistema não inicia?


Bom, pode ter acontecido algum problema com a MBR do seu disco rígido, assim o sistema retorna mensagens dizendo que o sistema operacional não foi encontrado, ou qualquer mensagem desse tipo, vamos recuperar a MBR do seu disco, saiba como aqui...


Última configuração válida


Um modo muito interessante de recuperação do sistema, é a última configuração válida, com ela o sistema vai iniciar com a última configuração que foi iniciada com sucesso no seu Windows 7 ou em qualquer outra versão do Windows (a frente do Windows XP), então, caso tenhamos instalado um driver incorreto, o sistema pode desfazer a alteração para que volte a inicializar e possamos reparar o problema.

Para utilizar a última configuração válida, inicie o computador pressionando a tecla F8 do seu teclado, quando aparecer uma tecla com menus de escolha, selecione com as setas do teclado a opção "Última Configuração válida", e verifique se o sistema vai iniciar normalmente, caso contrário, tente as opções a seguir.


Modo Seguro


A primeira função a ser utilizada neste caso, é o "Modo seguro" ou "Modo de segurança", neste modo o sistema é inicializado com poucas funções habilitadas para que você possa fazer uma revisão completa em seu computador.

Para iniciar o PC em modo de segurança, basta ligar o computador e antes de iniciar o sistema operacional, basta ficar pressionando a tecla "F8" do seu teclado, na tela de configurações que vai aparecer, escolha a opção "Modo Seguro" (ou Modo de segurança), assim você vai inicializar o seu computador com o mínimo de recursos possíveis ativos.

Uma vez iniciado em "Modo Seguro", clique em "Iniciar" e digite "CMD" no campo de buscas do menu iniciar para iniciar o "Prompt de comando", se preferir utilizar outros caminhos para abri-lo, temos dois deles, o primeiro é pressionar simultâneamente as teclas "Windows + R" para abrir as opções do menu "Executar", digitar CMD e pressionar a tecla "Enter" ou o Botão "OK", o segundo modo para abrir o prompt de comando, é clicando em "Iniciar", "Todos os programas", "Acessórios" e por fim "Prompt de comando";

Com o prompt de comando aberto, você pode utilizar alguns comando que podem restaurar o seu computador, como os que eu vou descrever abaixo:

Para verificar os arquivos do sistema operacional, digite "sfc.exe /scannow" sem aspas na tela preta do prompt de comando e pressione a tecla "Enter" do seu teclado, depois disso é necessário aguardar a finalização do aplicativo;


Prompt_de_comando



Outro comando que pode ser utilizado para verificação do sistema de alocação de arquivos em disco, é o CHKDSK /f /r.

Para isso basta digitar "Chkdsk /f /r" na tela preta do prompt de comando e pressionar a tecla "Enter" do seu teclado, neste caso também é necessário aguardar a finalização;


Disco de reparo


Utilize as opções do CD ou DVD de recuperação do Windows 7

Caso o sistema operacional ainda não tenha iniciado com sucesso, você pode tentar utilizar as opções abaixo, mas para isso, será necessário utilizar o DVD de instalação do Windows 7 ou CD/DVD de recuperação do Windows 7, ambos podem ser encontrados aqui.

Com o CD ou DVD de recuperação ou instalação do Windows 7 em mãos, siga os passos abaixo:

1 - Coloque o disco de Recuperação do Windows 7 e modifique o boot de sua placa-mãe para inicializar pelo CD ou DVD;

2 - Tente utilizar as opções "Correção de inicialização", Tente restaurar o sistema em uma data anterior com a opção "Restauração do sistema", caso tenha um backup, tente utilizar a opção "Recuperação da Imagem do Sistema", se acha que as memórias então danificadas, execute "Diagnóstico de Memória do Windows", esta opção não repara nenhuma memória, apenas relata erros.


opcoes_recuperacao_sistema



Depois disso, reinicie o computador e tente iniciar o sistema, caso não inicie, tente as opções abaixo:

CHKDSK

Pode ser que o seu disco rígido tenha problemas em alguns clusters, então podemos tentar recuperá-los, para isso, siga os passos abaixo:

1 - Coloque o disco de Recuperação do Windows 7 e modifique o boot de sua placa-mãe para inicializar pelo CD ou DVD;

2 - Assim que ele iniciar, escolha seu teclado e clique em "Avançar";

3 - O sistema vai procurar por versões anteriores do Windows que podem estar instaladas em seu computador, se ele encontrar, é um sinal que está mais simples para corrigir o problema;


versao_anterior_do_win_7



4 - Carregue a instalação encontrada pela instalação do Windows clicando em "Avançar", o próprio sistema vai tentar recuperar os erros encontrados, se ele não conseguir, vamos tentar utilizar os comandos, para isso, clique em "Prompt de Comando";


Prompt_de_comando



5 - Na tela preta que abriu, digite "C:" e pressione a tecla "Enter", depois disso digite "Chkdsk /f /x /r" (sem aspas) e pressione a tecla enter do seu teclado, o sistema vai verificar o seu disco e corrigir os erros, isso pode demorar muito tempo;


Chkdsk /f /x /r



6 - Assim que terminar, reinicie o computador e tenta iniciar o sistema, caso não dê certo, tente utizar o comando abaixo;



Ainda não inicia?



Você ainda tem a opção de reinstalar o Windows, mas todos os seus dados serão movidos para uma pasta chamada Windows.Old no C:.

2 - Para fazer isto instale o sistema "SEM FORMATAR O DISCO RÍGIDO", aqui você pode aprender como instalar o sistema, mais volto a repitir, não formate o hd, pois se você instalar o sistema sem formatar o disco rígido, o Windows 7 vai mover seus arquivos para a pasta Windows.old que fica dentro do C:, depois basta abrir está pasta e copiar seus arquivos para a pasta que você quiser.


Formatar



A última opção de todas é utilizar o método de formatação, mais o melhor mesmo e tentar recuperar o sistema com as dicas acima.

Fonte: www.todoespacoonline.com

Criar partição Swap, depois do Linux instalado.

Vamos fazer um ARQUIVO de swap. Funciona tão bem quanto partição, mas não precisa redimensionar nada.

Vamos no terminal e digitamos:

sudo -s
dd if=/dev/zero of=/mnt/2gbswap bs=1M count=2048
mkswap /mnt/2gbswap
swapon /mnt/2gbswap
gedit /etc/fstab

Ao abrir o arquivo de texto acrescente o seguinte:/mnt/2gbswap none swap sw 0 0

 Não precisa nem reiniciar, a swap já está sendo usada. Pode fechar o terminal agora (digite "exit"). E onde coloquei "/mnt/2gbswap", você pode pôr qualquer nome e em qualquer diretório, a escolha é sua.

Corrigir tela rosa no Youtube/Firefox/Ubuntu.

Youtube com tela rosa no Ubuntu 10.10.

Aqui está mais uma dica: popular navegador de Internet da Mozilla , de fato, após a última atualização do Ubuntu 10:10 parece ter ganhado algo (ainda não identificado) que o leva a defender ferozmente com o Youtube, resultando em que a Reprodução de vídeo no YouTube através do navegador web Firefox ( beta ou não ) não vai fazer você ver o vídeo, mas uma seqüência de telas de rosa .
Ainda não descobri o que o componente atualizado que vai lutar com o Youtube , mas podemos sugerir uma solução viável, mesmo que temporária (espera-se que este pequeno bug foi corrigido em breve)  para os nossos leitores:
  1. Abra o Firefox e exclua previamente todos os cookies: se clicar emFerramentas -> Limpar histórico recente , vamos ver só nobiscoito e confirmar a operação.
  2. Vamos, agora, também no Firefox, no menu Editar -> Preferências
  3. Nós clique na aba Privacidade
  4. A aba em "Configurações Histórico" selecione " Usar configurações personalizadas "

    configurações do Firefox
  5. Deixar tudo como está, e clique no botão " Exceções ... " ao lado do " Aceitar cookies de sites "
  6. Na nova janela www.youtube.com escrever e clicamos no botão de bloqueio e em seguida, escrever de segurança tambémwww.youtube.it de novo e clique no botão de trava . Salve, feche as configurações e reiniciar o Firefox.

    Excepções - Cookies
Solução 2
Tente abrir o terminal e digite:
sudo mkdir / etc / adobe
sudo gedit / adobe / etc / mms.cfg
Agora, adicione ou edite se já se encontra presente, a linha:
OverrideGPUValidation 0 =
Salvar e você não deverá ter mais problemas!

Solução 3

Tente:(Ubuntu 64bits) .Parece que a instalação do Flash através do PPA que se segue não tem um problema:
sudo apt-add-ppa repositório: sevenmachines / flash
sudo apt-get update
sudo apt-get install flashplugin64-installer
Ou então, tentar restaurar a versão antiga do Flash, em seguida, fazer umdowngrade . Eliminar a versão atual do flash instalado ea digitação de idade:
32 bits:
wget http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/multiverse/f/flashplugin-nonfree/flashplugin-installer_10.1.85.3ubuntu1_i386.deb
sudo dpkg-i flashplugin-installer_10.1.85.3ubuntu1_i386.deb
64 bits:
wget http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/multiverse/f/flashplugin-nonfree/flashplugin-installer_10.1.85.3ubuntu1_amd64.deb
sudo dpkg-i flashplugin-installer_10.1.85.3ubuntu1_amd64.deb